quarta-feira, 1 de junho de 2011

Amenize a TPM

Mudanças de humor como depressão, vontade de chorar, ansiedade, agressividade, além de dor de cabeça, aparecimento de acne, fome em excesso e inchaços são alguns dos sintomas que podem ter a terrível síndrome disfórica pré-menstrual, carinhosamente conhecida como TPM. Terror de muitos homens, essa síndrome deixa milhares de mulheres completamente modificadas no período que antecede a menstruação. E ao contrario do que muitos dizem, é uma doença sim, e não um chilique feminino.

Segundo especialistas existem vários tipos de TPM:

Tipo A: Mudança repentina de humor, irritação e ansiedade.
Tipo C: Compulsão alimentar, especialmente por doces.
Tipo H: Retenção de líquidos (Inchaços).
Tipo D: Desanimo e até depressão.

Se você é uma das milhares de mulheres que sofre de algum tipo de TPM, não se desespere existem algumas soluções que podem ajudar a amenizar esse problema, e melhorar bastante a nossa qualidade de vida. De acordo com o ginecologista Eliezer Bereinstein, de São Paulo, é que além dos cuidados médicos, a mulher também deve apostar numa mudança de atitude. A alimentação é uma delas e segundo a Nutróloga Daniela Hueb, “Com as alterações hormonais do período, a mulher tem baixa de serotonina – hormônio do bem estar – e, por isso, muitas mulheres têm um desejo incontrolável por doces. Para evitar, consuma alimentos ricos em selênio, como as oleaginosas castanhas-do-pará amêndoas e nozes( mais não ultrapasse três unidades por dia).” Indica.
Já se o problema é o desanimo ou depressão nesse período aposte em atividades físicas, uma caminhada ao ar livre, andar de bicicleta, nadar, jogar tênis ou simplesmente realizar atividades que proporcionem bem estar, como um simples passeio no parque. Já as que se sentem mais irritadas, agitadas ou sofrem com o inchaço devem optar por exercícios mais lights e com baixo impacto e importantíssimo reduzir o consumo de sal, que facilita ainda mais a retenção de líquidos.

Mude de atitude:
•    evite agendar compromissos importantes para os dias que antecedem a sua menstruação;
•    procure se arrumar, mesmo que você não vá sair de casa, isso também ajuda a elevar a sua autoestima;
•    afaste os pensamentos negativos, seja otimista e mentalize coisas boas;
•    procure fazer uma alimentação balanceada com verduras, frutas e legumes;

3 comentários:

  1. tpm é realmente algo muito triste ,em alguns casos o indicado seria consultar um médico pra ver se tem algum remédio q se possa usar .vanessa o q vc acah de postar mais matérias sobre esse assunto? matéria sobre tpm com certeza me ajudará muito!!

    ResponderExcluir
  2. Com certeza irei procurar mais sobre o assunto shay, e muito bem lembrado os casos mais severos da TPM devem ser tratados com um médico, lembrando que nunca devemos tomar rémedios por conta propria.

    ResponderExcluir
  3. Hum, acho que tô com tpm nesse exato momento, tudo começa pela dor de cabeça chata...

    ResponderExcluir