terça-feira, 14 de junho de 2011

Caminhada um exercício que faz muito bem a saúde


Seja a beira da praia ou em volta da quadra de casa, na praça ou no parque, um dos exercícios mais conhecidos como aeróbico, a caminhada é sem dúvida a modalidade que reúne o maior numero de qualidades e adeptos. Por se tratar de um exercício no qual, toda e qualquer pessoa, que não apresente limitações físicas importantes pode realizar a caminhada é o exercício ideal para quem quer começar a melhorar a sua vida.
Todos nós aprendemos a caminhar muito cedo na vida, portanto, somos biomecanicamente mais eficientes durante uma caminhada, do que durante qualquer outra atividade física, como a natação, o ciclismo ou remo, por exemplo. Ela permite ao iniciante começar o seu programa de exercícios com cargas bem leves de trabalho e, com o tempo conforme for, ir progredindo lentamente, até atingir a intensidade ideal de treinamento. O custo dessa grande atrativo, é muito baixo, quase nenhum e pode ser realizar em praticamente qualquer lugar. Seja na rua, nos parques, na praia, no campo, em pistas atléticas, ginásios, ou na área interna dos grandes centros comerciais, realmente qualquer lugar serve para quem quer dar uma boa caminhada.
Porém como todo exercício aeróbico, é importante que a caminhada se prolongue por pelo menos 20 minutos, isso é necessário, para que se possa promover a melhora no condicionamento físico. Com a melhora do condicionamento, no decorrer do treinamento , vai significar que conseguirá percorrer maiores distancias com menor esforço e mais velocidade. Mesmo quando dura menos do que 20 minutos, a caminhada também promove melhoras na saúde, queimara gorduras e trará bem estar, porém a melhora no condicionamento físico será bem menor. Mas para a saúde, vale ressaltar que é muito melhor caminhar um pouco do que não caminhar.
Pessoas com excesso de peso, obesas, por terem de carregar o seu peso corporal durante a caminhada, fazem mais esforço que as mais magras. Isso significa que quando uma pessoa magra está caminhando com uma pessoa obesa, a intensidade do exercício será mais intensa para a obesa. Vale ressaltar isso, pois, muitas vezes, por não conseguirem acompanhar o ritmo das outras pessoas são rotulados de preguiçosos o que não é verdade. Pois sempre que uma pessoa com excesso de peso, ela estará sendo mais sobrecarregada que a pessoa magra. Daí a importância de individualizar as cargas de exercícios, respeitando assim as particularidades e condições de cada um.
Estudos têm comprovado que pessoas que praticam exercícios físicos de maneira regular apresentam bem menos incidência da maioria das doenças crônico-degenerativas, isso se deve em grande parte ao bem estar físico e psicológico que o exercício causa. Diante de tantos benefícios, que tal uma bela caminhada hoje?

Nenhum comentário:

Postar um comentário