sábado, 4 de junho de 2011

As farinhas que estão dando o que falar

Não se fala de outra coisa ultimamente, as farinhas das cascas de frutas são a nova sensação para auxiliar a perda de peso, mais os benefícios vão muito, além disso. As fibras presentes nessas farinhas são tão importantes quanto às proteínas, os carboidratos e as gorduras na nossa dieta.
As fibras encontradas nos cereais, legumes, hortaliças e frutas são responsáveis por manter o equilíbrio da flora intestinal e ainda protegem contra o câncer, ajudam a reduzir o colesterol e a glicose. O que não imaginávamos é que a casca de diversas frutas que muitas vezes jogamos no lixo tem tantas vitaminas e fibras quanto a sua poupa. E a partir dessa parte desprezada pela maioria das pessoas que as farinhas de frutas são produzidas.
Maracujá, laranja, uva vermelha, maça e banana verde com as farinhas das cascas dessas frutas, você melhorar a sua saúde ainda receber uma ajudinha para perder peso. "Acrescentar esse tipo de farinha à alimentação de todos os dias é uma maneira barata e prática de consumir fibras vegetais", afirma a nutróloga Sylvana Braga, membro da Academia Brasileira de Medicina Antienvelhecimento. Porém deve se tomar cuidado com a quantidade ingerida, o consumo diário de fibras recomendado é de 25g, portanto duas colheres de sopa da farinha por dia são suficientes. E é importante também beber bastante água, pois a ingestão de fibras sem o consumo de água pode comprometer o funcionamento do intestino, assim como o excesso do consumo.
Além disso as farinhas das cascas das frutas pode garantir benefícios específicos de acordo com a fruta utilizada, por exemplo, a farinha da casca da banana verde é indicada para diabéticos pois ajuda no controle da glicose, a de maracujá além ajuda na diminuição do colesterol ruim tem efeito calmante(veja a tabela). Então basta escolher a que melhor se aplica ao seu caso e começar a utilizar, mas atenção essa farinha não substitui nenhuma refeição que devem ser feitas normalmente. O produto pode ser acrescentado em purês, sucos, iogurtes, sopas. E nem pensar em usa-la para substituir a farinha de trigo.
As farinhas de cascas de frutas são encontradas facilmente em lojas de produtos naturais, mas também podem ser facilmente feitas em casa Nesse caso, é preciso ter alguns cuidados: armazene em pote de vidro, bem tampado e longe da umidade; consuma em um mês; e higienize bem, deixando as frutas de molho por 15 minutos em 1 litro de água com 1 colher das de sopa de água sanitária.


Fonte: Algumas citações bem como a tabela foram retiradas do jornal O Estado de São Paulo do texto da jornalista Marcela Rodrigues.

Nenhum comentário:

Postar um comentário