quinta-feira, 9 de junho de 2011

Cuidados com a pele: como mantê-la com a aparência saudável sempre

Quem não gosta de estar com a pele sempre linda e saudável, com aquela aparência jovem e viçosa. O maior órgão do corpo humano, nossa capa, com certeza merece nossa total atenção, afinal uma pele bem cuidada é sinal de saúde, rejuvenesce e atrai admiração. Mais o que prejudica a pele? Quais os cuidados tomar? Que medidas preventivas ajudam na manutenção de uma pele saudável?
A pele possui em sua superfície uma mistura de sebo, suor, conhecida como manto hidrolipídico que tem a função de manter o teor de água e também defendê-la das agressões externas. O vento as mudanças climáticas o ar seco, ar condicionado e a poluição são fatores que podem prejudicar, bem como uma má alimentação e a falta total de cuidados. Mais para que não tenha de se preocupar com nenhum desses fatores, basta tomar algumas medidas básicas.
A primeira e mais importante para saber como se cuidar melhor é conhecer qual seu tipo de pele. Feito isso a manutenção, os cuidados diários, e a escolha dos produtos se tornam mais fáceis e eficientes, já que são imprescindíveis para o bem estar, a aparência jovem e bela da cútis. A segunda e terceira medidas são limpeza e a hidratação diária, que são fundamentais, em especial a hidratação, pois é ela que define a juventude cutânea.
A esfoliação também é muito importante no cuidado com a pele e faz bem para todos os tipos. Esfoliar a pele é um procedimento essencial para manter a beleza, maciez e a hidratação, além de prevenir o aparecimento de pelos encravados, cravos , espinhas e a oleosidade excessiva.
Outro fator muito importante para a prevenção e cuidados é a alimentação, essa vale não apenas para manter a beleza da pele mais para todo o corpo, pois nos garante uma saúde melhor, melhora o humor o corpo enfim traz inúmeros benefícios. Por isso abuse dos vegetais, legumes e frutas, pois todos esses ajudam a melhorar e muito a pele, e evite o excesso de carboidratos em especial os derivados da farinha branca
Agora que você já sabe com o que e preocupar, confira no quadro algumas dicas que você já pode começar a por em prática.

Confira abaixo 14 dicas para ter uma pele bonita e saudável:

Não tome banho com a água muito quente, pois ela retira a camada de oleosidade da pele. Além disso não ultrapasse dos 15 minutos no banho, muito tempo embaixo

Passe sempre hidratante em sua pele após o banho. Os ingredientes emolientes e umectantes do creme ajudam a diminuir a evaporação de água pela pele e também a formar uma película protetora.

Nunca durma com maquiagem. Os produtos utilizados, obstruem os poros e não deixam a pele respirar.

Higienize sua pele regularmente: Pela manhã e pela noite. Água fria e um sabonete adequado a sua pele são essenciais neste momento. Não use água quente pois ela retira a gordura protetora da pele. Para equilibrar o Ph use uma loção hidratante. É recomendado o uso de um sabonete adstringente caso você tenha uma pele oleosa ou com acnes. Mais não lave a pele demais, duas vezes ao dia são suficientes, pois pode causar dano ao rosto segundo especialistas.

Use protetor solar: O sol é causador de rugas. Use o filtro solar todos os dias, mesmo em ambientes fechados pois algumas lâmpadas emitem raios ultravioleta.

Em seu corpo Atenção especial para cotovelos, joelhos, mãos e pés, é recomendado a hidratação diária para essas áreas. Uma esfoliação mensal em uma clínica ou em casa no banho com um esfoliante adequado é indicado.

Acompanhamento: Sempre que possível faça uma limpeza de pele com uma profissional, o ideal é pelo menos a cada 45 dias. Também é indicado que você sempre faça uma consulta a um Dermatologista para que ele lhe indique os melhores cuidados a sua pele.

Beba muita água para eliminar as toxinas do organismo. O ideal é ingerir dois litros de água por dia. A hidratação é fundamental para a saúde da pele. Mais atenção evite ingerir muito sal pois aumenta a retenção de líquidos.

Alimente-se bem: Uma dieta balanceada com os grupos alimentares. Fibras, verduras e frutas com casca. Esses alimentos ajudam no funcionamento do intestino, e isso é fator preponderante para uma pele bonita. Limite gorduras, frituras e as carnes. Uma nutricionista poderá melhor orientá-la com um programa de reeducação alimentar.

10º Pratique atividades físicas: Faça exercícios. O esforço físico estimula o metabolismo do tecido e combate o estresse, fator que contribui para a melhor saúde da pele, e o aparecimento de rugas e marcas de expressão.

11º Durma com qualidade: Uma boa noite de sono ajuda, em muito, na preservação da qualidade da pele, já que contribui para a desintoxicação do organismo.

12º Não fume e limite o álcool: O cigarro È o grande vilão para a saúde da pele: piora a oxigenação do tecido. Moderar as bebidas alcoólicas é outro grande fator para a melhoria da pele.

13º Utilize roupas confortáveis.

Incorpore algumas dessas dicas em sua rotina mais sem pressão e nem estresse, pois esse tem de ser o seu momento de relaxamento, um momento seu. Evitando se estressar procurando calma e estando de bem com a vida trará lucros para a sua pele e para você.

Nenhum comentário:

Postar um comentário