terça-feira, 7 de junho de 2011

Reaproveitamento do óleo de cozinha: Você pode contribuir muito com o meio ambiente.

A maior causa de deterioração de rios, lagos e mares se devem a poluição e contaminação por produtos químicos e esgotos. Todos os anos o homem tem lançado nas águas toneladas de lixo e esgoto além de outros produtos químicos industriais, tudo isso gera um dano muito grande ao meio ambiente, e principalmente acarreta na degradação da água potável. Um dos poluentes que em muito prejudicam e até mesmo encarecem o tratamento da água, é muitas vezes descartado diariamente de nossas casas.
O óleo de cozinha, muitas vezes jogado pelo ralo, pode parecer um pequeno problema diante de tantos que prejudicam as águas de nosso planeta, mais não é bem assim. O óleo de cozinha utilizado na fritura das tão apreciadas batatas fritas entre outros alimentos, é altamente prejudicial ao meio ambiente. Quando jogado na pia (rede de esgoto) causa entupimentos das tubulações se não for separado por uma estação de tratamento e saneamento básico, e se não houver um tratamento de esgoto os desastres são ainda maiores. O óleo acaba se espalhando na superfície dos rios e represas, causando grandes danos a fauna aquática, fica no solo, impermeabilizando-o e contribuindo para as enchentes ou acaba por entrar em decomposição e liberando gás metano, que causa mau cheiro além de agravar o efeito estufa.
Jogar o óleo na pia da cozinha, em terrenos baldios ou no lixo realmente pode acarretar em fins desastrosos, no qual cada um de nós se torna responsável. Cada litro de óleo, polui mais de 20 mil litros de água. Então qual a solução? O que cada um pode fazer para contribuir para o planeta, e assim evitar gastos e prejuízos ainda maiores no futuro?
A reutilização é uma ótima e a melhor solução, pois ela minimiza os impactos ambientais causados pelo descarte incorreto. O seu reaproveitamento não é um processo complicado, e exige apenas boa vontade e mais consciência ambiental do que qualquer outro incentivo. Além do mais o sabão produzido com esse óleo, é ótimo para a limpeza, além de ser uma maneira a mais de economizar e melhor ainda o produto é totalmente biodegradável.
Mas se você não quiser fazer seu sabão em casa ainda há a possibilidade de doar o óleo que acumular para ONGs, empresas. Pense nisso e colabore com a natureza, faça sua parte junte o óleo de cozinha em garrafas pets reutilize ou entregue a alguém que irá fazer isso, a natureza agradece.

Recicle: Sabão de óleo de cozinha

Material utilizado

5 litros de óleo usado
2 litros de água
200ml de amaciante
1kg de soda cáustica em escama(NaOH)

Passo a passo

1 – Coloque a soda em escamas no fundo do balde cuidadadosamente.
2 – Coloque, com cuidado, a água fervendo. Mexa até diluir todas as escamas de soda.
3 – Adicione o óleo cuidadosamente. Mexa.
4 – Adicione o amaciante, mexa novamente até formar uma mistura homogênea.
5 – Jogue a mistura em uma forma e espere secar bastante.
6 – Corte as barras e pronto.
Cuidado: A soda em contato com a pele causa queimaduras, então não se esqueça de utilizar luvas, e óculos de proteção. E utilize utensílios de madeira ou plástico para as misturas.









Nenhum comentário:

Postar um comentário